quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

PASSO A PASSO PARA PINTURA DE HORTÊNCIAS

Para obter o efeito porcelanizado é preciso que o tecido esteja bem esticado. Eu uso um isopor com uma folha de A4 sobre este e prendo o tecido com alfinetes.


2 - É fundamental o uso de um bom pincel de cerdas duras para preencher o desenho (eu uso Condor ref. 412) e de cerdas macias e firmes para fazer o sombreado (o melhor para isso é Condor ref.424). Eu faço o desenho á mão livre, então uso lápis bem fraco apenas para direcionar a pintura, mas no caso como eu queria que o risco ficasse bem visível usei lápis de cor nas cores da pintura, que mesmo se sobressaindo à tinta não fica aparecendo. Para colocar a tinta que vou usar eu forro o recepiente com papel vegetal ou mantega, daquele mesmo usado para culinária, bem molhado. Dessa forma a tinta não seca e você pode pintar a tarde inteira sem problemas.

3 - Para pintar a folha o primeiro passo é preencher toda ela de maneira homogênea com o verde mais claro. Neste caso usei verde grama.

4 - Fazer a sombra com um tom mais escuro, usei verde oliva. Sombrear do canto esquerdo para o centro e do meio para a direita. Lembrar que a parte da folha que fica embaixo da flor deve ser mais escura.

5 - Para fazer as luzes das folhas usar branco misturado com um pouco do verde de fundo. Esta tinta deve estar bem diluída. Para deixar no ponto eu coloco algumas gotas de diluente. Você coloca um pouco dessa tinta na ponta do pincel ref. 424 conforme a foto.


6 - A partir do canto esquerdo superior, posiciona o pincel com toda a largura do mesmo e desliza para baixo de maneira semi circular acompanhando o que seria a textura da folha. Faz esse mesmo procedimento do centro para a lateral direita. Não precisa clarear muito porque a folha da hortênsia é de um verde intenso.

7 - Nesta figura as folhas já estão pintadas e sombreadas com excessão da folha de baixo que pode observar é bem mais escura. Esta também vai ser sombreada mas com menos intensidade que as folhas de cima. Em todos os ramos as folhas inferiores devem ser mais escuras para intensificar o aspecto de luz que é sempre mais claro na parte superior, bem como as folhas mais novas são sempre mais claras.

8 - Para fazer as nervuras da folha use um tom mais escuro ou coloque um tiquinho de preto ou marrom na tinta mais escura que usou para sombrear. Eu uso o mesmo pincel das luzes usando a lateral mas quem prefere pode fazer com um pincel redondo longo e fino.


9 - Esta é a folha fechada. Faz uma meia lua e preenche com o verde mais claro. Sombreia com o mais escuro deixando bem escura. Faz a luz partindo do canto esquerdo para baixo de maneira semi circular conforme fez na folha inteira, mas sem deixar o pincel chegar até o fim.


10 - Com as folhas todas pintadas e sombreadas vamos partir para a flor. Preencha o circulo até proximo da margem com azul caribe. As manchas esverdeadas no centro são resultado do pincel sujo da tinta das folhas...recomendo que lave bem o pincel ou troque a agua onde estava lavando o pincel quando pintou as folhas, coisa que eu não fiz. Para a hortênsia não vai influir mas se fossem rosas já era.

11 - Comece a flor a partir das bordas fazendo em toda a volta pequenos toques com o azul caribe, um pouco deste misturado com azul cobaldo e pouquíssimo branco.

12 - Na segunda volta faça da mesma maneira com estas mesmas cores com menos azul cobaldo para ir clareando de forma homogênea para o centro. Na terceira volta já pode ir começando as flores que compoem o buque, mas sempre com pouco branco.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
14 - Daí pega a tinta com o canto direito do pincel e completa o circulo. Sempre misturando as tintas.

15 - 16 e 17 - Faz a mesma coisa para compor toda a flor. As flores que compoem o buque da hortênsia tem quatro pétalas. Nas laterais do buquê você nunca completa as quatro pétalas da flor. Vai alternando fazendo uma pétala, duas, trez, sempre na volta toda, até chegar ao centro onde vai fazer todas as quatro pétalas com a tinta branca sem mistura.



17 (de novo, errei na numeração). Aqui você já terá a flor toda pintada, espere secar um pouco para realçar o branco no centro porque se tentar fazer isso com a tinta molhada as cores vão se misturar. Dê mais uns toques imitando pétalas nos espaços que ficaram entre as flores para preencher o circulo todo.


18 - Faça o miolinho da flor com amarelo, mais forte nas flores centrais e diminuindo a intensidade do amarelo nas flores mais laterais, dando pequeninos pontos mais proximo da borda.

19 - Assim ficará o buquê com folhas e flores terminadas.

20 - Faça os ramos misturando os dois tons de verde e dando um pouco de luz misturando o verde mais claro com branco.


As fotos desta sequência não estão numeradas, mas partindo do canto superior esquerdo...




21 - Para fazer as sombras de folhas em volta do buquê, misture qualquer um dos tons de verde com branco e diluente em partes iguais. Mais ou menos.

22 - Coloque essa mistura no pincel ref.424 da mesma maneira que colocou para fazer as luzes nas folhas, porém com um pouco mais de tinta. Posicione o pincel com toda a extremidade dele no tecido e puxe para baixo como se fosse fazer uma vírgula. Do lado direito do ramo faz partindo da esquerda para a direita e do lado direito do ramo faz a mesma coisa partindo da direita para a esquerda. Dá uma olhada no ramo terminado, não é preciso fazer muitas sombras porque as hortências tem folhas grandes e já toma o tecido todo. Faz também alguns galhinhos para ir equilibrando o desenho.

23- Quando terminar a pintura pegue os pinceis, lave bem e molhe uma barra de sabão de coco ou outro sabão neutro. Faça aquela espuminha esfregando a ponta dos dedos na barra e passe essa mistura nos pincéis juntando bem todas as cerdas. Deixe secar e guarde. Lave antes de utilizar novamente. Isso vai manter as cerdas sempre juntinhas porque pincel com cerdas abertas pode jogar fora que não presta para mais nada.

0 comentários:

Postar um comentário

  ©Template designer adapted by Ana by anA.

Essa página é hospedada no Blogger. A sua não é?